Mas, muito mais que isso, o grande perigo desse luxo todo foi o nosso emburrecimento progressivo. Não estou falando de matemática e outras ciências do colegial, mas do nosso dia-a-dia, o quanto nos percebo acomodados e - argh - reclamões. Nossa capacidade criativa (traduza-se: capacidade de transformar o meio afim de aproveitá-lo mais e melhor) está, também, indo pro ralo nessa correnteza. E, gente... Isso não está certo, está?
Eu, por exemplo, vivo numa cidade pequena, de interior. Aqui, nós não temos mil e uma opções de mercados, escolas, universidades, pessoas, ... A conta vai longe. Estamos num circulo mais limitado, mas isso também depende do que se considera "limitado". Como disse em outro post e ouvi em tantos momentos da minha vida: não estamos achando felicidade porque estamos procurando aonde ela não existe: fora de nós mesmos. O conteúdo do nosso pensamento é que vai nos proporcionar contentamento, alegria de viver.
Acima de tudo, felicidade é saber lidar com o que você tem, exatamente como é.
Portanto, minha pequena cidade não tem as mil e uma opções - é verdade - mas, por outro lado, oferece-nos sossego, familiaridade, praticidade e muita natureza. Basta saber utilizar. :)
Você, que vive numa cidade pequena, grande ou gigante: deixe de olhar para aquilo que não tem, e passe a observar o que pode fazer com o que tem agora.
Vai ter muitas surpresas, eu garanto.
Você, que como eu, vive numa cidade pequena, algumas ideias:
- Aproveite-se da natureza que o envolve, alimente-se menos de industrializados e congelados e faça uma hortinha para ter ervas frescas;
- Convide seus amigos para um piquenique no campo, ao pôr-do-sol;
- Conheça as paisagens da sua região (cachoeiras, canyons, cavernas);
- Numa tarde solitária, pegue aquele livro que você ama e vá ler debaixo de uma arvore;
- Aproveite para conhecer melhor seus vizinhos, convide-os para um café da tarde;
- Aproveite as datas festivas para promover festas em seu bairro;
- Envolva-se com sua comunidade, participe ativamente de projetos sociais;
- Faça você mesmo! Não fique esperando chegar outrém que faça o que falta ser feito! Vamos ultrapassar os limites do comum, que isso sim são limites: barreiras mentais.
- Agradeça.
ps: que os metropolitanos sintam-se convidados a fazer o mesmo! ;)
Imagens Canyon Pirituba - Minha região! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário