quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pensando bem - O mundo de plástico

Quem nunca foi numa festa infantil não pode entender como é sentir que se está presenciando uma grande explosão de cores, informações e bajulamentos. Não estou aqui pra xingar festa (só espetáculo), até apoio (ainda mais se tiver brigadeiro caseiro), acho que comemorar faz bem. Só acho que a gente deveria começar a pensar melhor em como fazemos.
Quer dizer, no mundo caoticamente atarefado em que estamos vivendo, praticidade virou uma palavra santa. E eu também sou super a favor de praticidade. O problema é confundir praticidade com preguiça - uma conserva, a outra desperdiça.

Primeiro preciso manifestar minha indignação para o show que tenho visto ser algumas festas infantis. Gente, peloamordedeus, papais e mamães: vocês estão sendo contraditórios demais! Eu sei que não sou mãe, mas não preciso ser mãe para ter (e usar) meu sagrado senso lógico. E meu senso lógico me diz que, poxa, uma criança não precisa de muito pra se divertir. Precisa, na verdade, é de pouco. Criança precisa usar a criatividade e não ganhar 100 brinquedos novos, prontos, caros.
Então, eu fico chateada com o que vejo acontecer.
Pais dizem para os seus filhos: "fiquem gratos por aquilo que têm!" e "não joguem lixo no chão", querendo ensiná-los a não consumir em demasia e a respeitar o meio ambiente, mas a beleza dessa didática fica mesmo só na palavra (o que, por sinal, é bem feio, não acham? Ou vocês gostam que alguém cobre de vocês algo que não é feito por aquele que cobrou?). Sim, porque na hora da pressa  festa, gasta-se muito mais do que deveria/poderia ser gasto pra satisfazer uma criança, isso sem falar no baita desperdício porque, em nome da preguiça "praticidade", usa-se apenas objetos plásticos descartáveis que, além de serem horríveis são caros e podem ser substituídos (economicamente falando) por uma pessoa para lavar os copos/pratos/talheres não-descartáveis depois de usados. Pronto, falei.
Pra ser ainda mais sincera, caros pais, acho que alguns de vocês montam esse espetáculo de horrores mais para vocês mesmos, seus egos e seus "amigos" adultos, na intenção de demonstrar a quantia monetária contida no banco do casal feliz. Isso é meio pobre, né não?... Em todos os sentidos da palavra.

Então, tá. Argumentos dados, agora é a hora da mudança, pra você que quer mudar e consequentemente ter um filho que: entenda que não precisa de muito pra ser feliz, entenda que respeitar o ambiente é mais pratico, ético e produtivo que ser preguiçoso (pra não dizer folgado).
Amig@s pais, primeiro lugar: chega de objetos descartáveis.
Chega de tudo que vier com a palavra descartável no começo, meio ou fim de uma frase.
A começar pelos copos e pratos da festa, que podem ser de plástico, mas daquele plástico durinho, durável, que depois de ser usado vai ser lavado e reutilizado mil vezes, como os da foto. Eles não quebram fácil e também são mais confortáveis que os descartáveis, justamente pela consistência. E cabe mais bebida dentro. :)

 O mesmo serve para pratinhos e outros objetos. Vocês podem dar uma alegrada no look da festa variando as cores, tamanhos e jeitos dos utensílios. O importante é que sejam consistentes e bem feitos.
Não precisam se conter ao gastar dinheiro com isso, porque provavelmente, se fizerem a escolha certa, irão gastar uma só vez.




E pra ajudar a ter menos bagunça e menos lavatório dessas coisas, especialmente de copos, eu sugiro que vocês comprem uma fita crepe (ou umas, porque também tem de várias cores, tamanhos, modelos) e escrevam com caneta (que eu não sei o nome certo da bendita) o nome dos convidados, podendo, por exemplo, escrever de vermelho o nome das meninas e de azul o de meninos, pra facilitar. Pode também diferenciar cores de crianças e de adultos. Claro, ainda assim pode haver confusão. Mas com certeza menos! E menos é mais! :)

Acho ainda que se vocês notarem que seus "amigos" consideraram sua ideia muito barata (literalmente), aconselho vocês a pensarem que tipo de amigos são esses e se vale a pena serem chamados para a próxima festa. ;)

Um abraço de mudança,
Flavia.



4 comentários:

  1. Adorei a parte que é mais para os pais haha, porque são mes-mo!
    mas tambem nao precisa nao ser nada-plastico :( meio termo pra mim ja ta bao xD

    ResponderExcluir
  2. Nossa bem isso menina. Esses tempos atras fui à uma festa infantil que fiquei encantada! A mãe dos aniversariantes usou esses copos de plástico super coloridos pra servir os convidados, é ótimo né: não quebra e nem amassa! HAHA' e depois no fim da festa eu limpou rapidinho e usou como "saquinho surpresa", as pessoas colocavam seus doces nele e levavam um imã de presente. Nossa nada mais prático! Tem gente que perde dias enchendo os saquinhos todos simétricos e lindos que depois serão esvaziados e jogados fora! ¬¬
    Quero ser a mãe e professora mais sustentável do mundo e prática do mundo! HAHAHA que Deus me ajude xD
    Essa semana peguei aquelas garrafas de 600ml de coca sabe e as "caçulinhas" coloquei água e paetê de muitas cores. Nossa ficou mto legal, quando você coloca na direção da luz e mexe, o efeito do brilho do paetê aparece muito. Os meus alunos adoraram... E de fato, qualquer coisa vira brinquedo nas mãos de uma criança. Na verdade tem um menino com síndrome de down na nossa sala, que fazia isso com a garrafa de suco, foi ele que nos incentivou a fazer isso, e no fim todos acabaram gostando!
    Sensibilidade é tudo quando se trata de crianças. E um pouco de criatividade também né haha.
    Enfim, só dividindo experiências pra dizer que seu post é verdadeiro demais! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, com certeza! Até me esqueci de mencionar os saquinhos e também os chapeuzinhos de papelão que pelamor, né.. Já deu. :) Acho que é isso mesmo, July! Quando vc é prático, é sustentável. Uma coisa é consequência da outra.
    Que legal! Vou experimentar isso aqui em casa! Preciso começar a aprender a reutilizar as coisas.
    É bom saber que como professora você pense tão humanamente. Sensibilidade é tudo mesmo, crianças são muito intuitivas e perceptivas. Boa sorte na sua caminha e parabéns pro seu aluno criativo! :) beijos

    ResponderExcluir
  4. SAUSAHUHSA siiim é mta PRENDA menina :P
    E a maioria é inútil: criança só quer comer e brincar! Acho que esses pais fúteis querem é se mostrar pros adultos, mas confesso que meu Ego inflaria mais se eu fizesse essas coisas que você deu nas dicas... Porque é DIFERENTE (infelizmente), logo impressiona mais, chama mais a atenção. Pelo menos na minha concepção hahaha... enfim. Vamos esperar termos filhos e bora fazer festas sustentáveis hahahaha...


    Nossa depois que comecei na sala de aula, tudo que é "lixo" pra mim sempre tem alguma utilidade, ontem mesmo peguei um monte de embalagens na casa da minha sogra que ela ia jogar fora kkkk .... Nessa profissão é mto isso, reutilizar forever, porque a gente gasta MUITO! >.< Crianças são intuitivas DEMAIS até tem horas. Esses dias eu estava meio triste no recreio, veio um aluno e me deu uma flor. Criança sabe qdo você não tá bem cara! Beijoos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...