quarta-feira, 8 de maio de 2013

O meu único dever

É comigo mesma. E comigo que eu levanto e é comigo que eu deito. É comigo que eu almoço, que eu canto, danço e escrevo. Eu sou a pessoa mais importante da minha vida - e esse é o tal do egoísmo bom, do qual jamais devemos abdicar. Eu sou a única coisa que verdadeiramente tenho, e se eu vim nesse mundo por alguma causa, essa causa sou eu: em mim reside meu maior objetivo de vida.
Falo isso tudo pra poder me lembrar, porque infelizmente eu me esqueço.
Ao dizer todas essas coisas, vêm-me em mente um pequeno texto que vi publicado pela Elizabeth Gilbert em seu facebook, e que achei bastante precioso (como a grande maioria das coisas que ela posta por lá):

"I have come to the frightening conclusion that I am the decisive element.
It is my personal approach that creates the climate.
It is my daily mood that makes the weather.
I possess tremendous power to make life miserable or joyous.
I can be a tool of torture or an instrument of inspiration.
I can humiliate or humor, hurt or heal.
In all situations, it is my response that decides whether a crises is escalated or de-escalated, and a person is humanized or de-humanized.
If we treat people as they are, we make them worse.
If we treat people as they ought to be, we help them become what they are capable of becoming."
— Haim Ginott

Que, na minha tradução, significa:

"Eu cheguei a assustadora conclusão de que sou o elemento decisivo.
É minha abordagem pessoal que cria o clima.
É meu humor diário que faz o tempo.
Eu possuo o poder tremendo de tornar minha vida miserável ou feliz.
Eu posso ser um instrumento de tortura ou um instrumento de inspiração.
Eu posso humilhar ou ajudar, machucar ou curar.
Em todas as situações, é a minha resposta que decide se uma crise é elevada ou des-elevada, e uma pessoa é humanizada ou des-humanizada.
Se tratamos as pessoas como elas são, faremo-nas piores.
Se tratamos as pessoas como elas podem ser, nos a ajudamos a se tornar o que são capazes de se tornar".
- Haim Ginnot.

(e agora, pra fazer voltar a letra "normal" com que escrevo aqui no blog? kakakaka! minha produtividade tecnológica sempre a me impressionar!). NOTA: depois entendi como é que isso se faz! aiaiai

Não só me lembrei disto, como também de outro texto incrível que encontrei no blog do Leo Babauta Zen Habits (aconselho a visita, mas aviso com antecedência que o blog/site é todo em inglês!):

"Todos os dias pense ao acordar: hoje eu sou afortunado por ter acordado. Eu estou vivo, tenho uma preciosa vida humana e não irei desperdiçá-la.  Usarei todas as minhas energias para desenvolver a mim mesmo, para estender meu coração aos outros, para atingir a iluminação para o bem de todos os seres. Eu terei pensamentos gentis sobre os outros, não irei ficar irritado ou pensar mal deles: irei beneficiá-los o máximo que puder". 
(Dalai Lama).

Esta última é uma linda prece, e que me remete ao fato de que todos estamos realmente conectados uns aos outros, existindo a mais pura verdade naquela velha frase: "você colhe o que planta" ou "o que vai, volta". Cuidado com o que se planta. A decisão de ser feliz e ser melhor é uma semente abençoada, capaz de mudar todaS umaS vidaS. 
O compromisso com a felicidade se consolida. Com a verdade. Eu não sei ser feliz sem ser verdadeira. Preciso saber que há 100% de mim nas minhas ações. Inclusive estive observando que Deus também não sabe. Adoramos Deus porque não precisamos falar ou calar, com ele todo o jogo já está aberto.
Hoje, antes de dormir, vou chamá-lo em minha cama e clamar por Ele em todo meu ser e em toda minha vida, para que ressuscite e sepulte a mim. 
Que assim seja.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...