domingo, 26 de agosto de 2012

Arte do espírito

Três amigos se encontram na sala. O olhar de cada um deles é de uma alegria especial, com brilho. Sabem quem são, como são, sentam-se ao chão. Uma vela é acesa. Um chocolate quente é preparado. As luzes são baixas, e há música que enfeita o ambiente. O sorriso no rosto denuncia a saúde. O sorriso nos olhos denuncia a paz. Há amor para ser dado e recebido, entre os que se conhecem.
São apenas 19 horas.
Juntam-se para purificar. Juntam-se para serem mais profundos. Para saborear a conversa como se saboreia um bom vinho, sem pressa, percebendo cada detalhe, absorvendo cada sentido. Risadas podem ser soltas, e lágrimas também. Tudo está livre para ser solto. São profundamente agradecidos por terem este momento de pura comunhão. De limpeza. Alimento para o espírito.
Antes do chocolate, um copo d'agua para cada um, no ritual do encontro. No respeito à suas maravilhas, quando, num bom aproveitamento, ele se torna possível. Uma saudação à tudo o que têm.
A sala está livre de quaisquer pensamentos que não os dirigidos ao momento presente. Todas as outras tensões foram deixadas porta afora. Cá adentro resta o acolhimento, e um calor sincero.
Depois de uma conversa longa porém leve - sem ser boba, fútil -  em que risos e gargalhadas surgem espontaneamente, sem haver a necessidade de qualquer alteração provocada de estado psicológico, o amigo levanta-se e aumenta a música que está a tocar. Começam então a dançar e ali se faz a festa. Animada, despretensiosa e por isso, desenvergonhada. Não se importam com seus kilos a mais, se há trabalho a ser feito, ou se nem tudo na vida ocorreu como esperado. Não há convites nem taxas de entrada. Não há luxo, obrigação, falsidade, constrangimento ou frustração. A ironia e o sarcasmo são os únicos proibidos de entrar.
Existe apenas a vontade de festejar, forma de dizer "obrigado" pela órbita dos pés, descalços.
Depois de terminado, beijam-se as mãos. Cada um retoma o seu caminho.
E, no entanto, a sala continua ali, a espera de uma outra visita. E amigos voltam, sempre.
Mesmo que só para um chocolate.

- Esses são os amigos que um dia terei, se Deus quiser.
Amigos que fazem do encontro uma arte do espírito.-









Um comentário:

  1. Flá, achei lindo demais! Quero amigas e chocolate! E quero que sua musica nao parece na hora que eu mudei pra comentar haha
    boa noite, flazinha :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...