terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O intuito da Yoga

(Este texto considera o Yoga como prática corporal conjunta da prática de meditação).

Ao contrário do que alguns dizem ou pensam,
O exercício de Yoga não serve para te transportar a outros universos.
Não serve para te fazer “viajar”, ou ter alucinações, ou esquecer-se do mundo, do peso do mundo ou de si.

O intuito é exatamente o contrário: fazer com que sua mente concentre-se no aqui e no agora. Para que? Para que você se perceba. Perceba seu corpo. Perceba seu ritmo. Perceba sua estrutura – física e mental. Perceba quais são os pensamentos que te circundam e quais deles estão poluindo seu fluxo psicológico. E, mais especialmente, o intuito do Yoga é, primeiramente, fazer-te perceber quantos pensamentos te circundam para que depois você possa aprender a silenciar-se, aprender a filtrar melhor, aprender a estar mais Consciente de si e de suas possibilidades.

Eu faço Yoga a pouco tempo e irregularmente – não sou muito boa aluna. Mas toda a santa vez que eu me dispus a praticar Yoga me vi babaquizada com a quantia e a frequência louca com que minha mente fala. E me vi também frustrada ao perceber que –puts!- eu não tenho quase nenhum controle sobre isso. Mais parece aquele filho endiabrado que a mãe corre pra lá e pra cá pra por no eixo, mas sempre dá um jeito de fugir. Por isso, é desafiador. É disciplinante. É um processo de auto-conhecimento que, meu Deus... Eu não posso nem explicar o quanto acho válido.

Tem coisa na vida mais valiosa do que se conhecer? E poder ser quem você é?
I don’t think so!
Beijos de inspiração (e expiração)...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...