quarta-feira, 3 de abril de 2013

Chá de Alecrim

Sento-me ca a frente, ouço Chopin e sorvo o chá quente de Alecrim, acabado de ser feito. Estou me sentindo uma chique! E é isto o que sou, portanto. Mas, vamos ao que interessa: o chá.
Nunca eu o havia tomado. Na verdade eu nem sabia que existia em forma de chá para consumo, e só fui ouvir falar no programa da Gisela Savioli (para quem não conhece, o blog dela está linkado abaixo na minha lista de blogs. Procure, ela é incrível no que faz - nutrição). Pois bem, resolvi testar, sem saber a quantia exata de planta (temos um pé em casa!) e água, eu segui minha intuição e o resultado foi o seguinte:
- O chá é bem claro mas tem uma leve... não-transparência. Parece até que pinguei gotas de própolis nele! Só fico tranquila porque lavei o alecrim muito bem antes de usar.
- O gosto é amargo - o que me surpreendeu! Mas nada insuportável  Inclusive, a dra. Gisela aconselha excitarmos a gustação do amargo, que favorece o trabalho de limpeza feito pelo fígado.

Agora, esse chá tem que ser feito da maneira correta. Vocês sabem como? Eu explico.
- Recolha o tanto que achar suficiente de alecrim, separe-o numa tigela e deixe de molho com água por volta de 5-10 minutos, para tirar as sujidades e bichinhos que podem estar ali pregados.
- Enquanto isso, ponha a quantia de água (suficiente para cobrir a folhagem que colheu) para ferver. Não precisa ferver mesmo, mas deixe que as bolinhas da fervura comecem a subir antes de desligar o fogo.
- Retire a planta do molho.
- Despeje sobre ela a água, fervente.
- Tampe o recipiente e deixe assim por volta 10 minutos.
Agora é só tomar! :)

De acordo com o que li, este chá:
- Ajuda o corpo a assimilar o açucar;
- Ajuda a estimular e recompor o sistema nervoso, deixando-o mais ativo intelectualmente;
- Ajuda em dores musculares e em resfriados e congestões.

Precisamos mais que isto?
Boa semana!
Entre o cheiro do alecrim e o carinho da Natureza,

Flavia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...