terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cura Erval Através dos Tempos

*Trecho Retirado do livro "Growing and using Healing Herbs" (Gaea and Shandor Weiss).
Sobre a história do livro, clique aqui.
A tradução é minha, fiz o melhor que pude com aquilo que sei. Posso ter alterado alguma palavra, mas jamais o sentido de uma sentença. Tive de retirar alguns parágrafos para que o texto não ficasse exaustivo. Espero que gostem e usufruam.

- Sistema Medicinal Chinês:
- Arquivos pré-históricos revelam que os antigos coletavam ervas e outras plantas raras e desta forma descobriam cada vez mais suas propriedades e seus tesouros, dado que naquele tempo plantas eram a principal fonte da medicina física. Alguns dos mais velhos arquivos sobre a flora natural usados atualmente na medicina provém da China. Datando 2.000 anos A.C. estes "oráculos antigos" são categorizados por suas respectivas plantas e doenças. Outro arquivo antigo inclui um índice erval  Chinês datado de 5.000 A.C., o qual lista ervas que continuam a ser utilizadas hoje.
Os sistemas medicinais mais antigos conhecidos no mundo hoje são aqueles da China e da Índia. A medicina chinesa nos deu duas técnicas de cura ainda muito utilizadas: diagnóstico de pulso e acupuntura. Acupuntura parece ter-se originado por volta de 2.700 A.C. Além disso, o sistema polifármaco Chinês é amplamente aclamado como uma das mais completas e efetivas tradições ervais ainda em uso.
Fu Hsi, criador yin e yang
As origens da medicina Chinesa estão associadas a três imperadores legendários: Fu Hsi, 2.852 A.C., que formulou a teoria do yin e yang; Sheng Nung, "o farmacêutico divino" (2.697 A.C.) pai da agricultura e da medicina erval; e Huan Ti, que viveu algum tempo entre 2.697 e 2.595 A.C. Ele é considerado o autor de "The Nei Ching" ou "Yellow Emperor's Classic of the Internal Medicine", que ainda é usado na China como um texto médico.
Do século 3 A.C. ao século 7 D.C., a medicina chinesa foi altamente influenciada pela filosofia e o exemplo dos sábios Taoístas que acreditavam na prevenção de doenças através da moderação. A China usou acupuntura, ervas, massagens, dietas e exercícios gentis para corrigir desequilíbrios dentro do corpo. Faziam diagnóstico pelo pulso e por características na face, mãos ou pés.

Sistema Medicinal Indiano:
O sistema medicinal Indiano é conhecido como Ayurveda, a "ciência da vida". A origem do Ayurveda é difícil de ser determinada. É tão antiga que desafia as habilidades de estudiosos e arqueologistas. Além disso, a única coisa que se sabe sobre o Ayurveda é que sua tradição é atemporal, como a própria vida. A explicação para esta visão pode ser a seguinte: as coisas todas têm uma habilidade instintiva para curar a si mesmas. Essa sensibilidade natural forma a base da ciência Ayurvédica. Portanto, a essência do Ayurveda co-existiu com a vida desde o ínicio.
O Ayurveda estava incorporado na maioria dos textos chamados Vedas, as antigas escrituras sob as quais baseiam-se a cultura e a religião Hindu. Os Vedas parecem existir desde 10.000 A.C. É certo que o Ayurveda já era bem desenvolvido por volta de 1.000 A.C. e continuou se desenvolvendo até meados de 1.100 D.C. Por volta do século 12 D.C., devido a invasões, o desenvolvimento do Ayurveda foi prejudicado e diminuiu um tanto, crescendo a partir de então com maior lentidão até o século 16.
Os Indianos acreditam que os trabalhos Védicos foram elaborados num tempo em que o conhecimento, o qual eles enxergam como o princípio masculino, e a sabedoria, o princípio feminino, estavam em equilíbrio. O Ayurveda tem uma influência muito forte sobre a tradição de curas ervais, as quais desenvolveram-se no Tibet.
O sistema Indiano, assim como o Chinês, trabalha para manter a saúde e prevenir doenças através do equilíbrio de dietas, exercícios, pensamento e meio. A medicina Ayurvédica abarca a visão expansiva de que "na existe no reino do pensamento ou experiência que não possa ser usado como medicina". Tratamentos incluem não apenas ervas e outras substâncias naturais, dietas e exercícios, mas também práticas mentais e físicas que intentam ajudar pessoas doentes a desenvolver emoções e qualidades positivas. Essas práticas, chamadas yogas, têm seu paralelo na medicina chinesa nos exercícios físícos e mentais dos Taoístas, como o Tai Chi, Pa Kua, Chi Kung, e os exercícios dos cinco animais. Todas estas disciplinas são devotadas a mudar e regular as energias vitais do corpo, e refinar a mente.

Como a medicina Chinesa, a medicina Ayurvédica sofreu um declínio nos tempos modernos. Com a ocupação britânica da Índia, a medicina ocidental ofuscou o Ayurveda. Mas agora, a medicina tradicional Indiana experimenta um renascimento e está sendo explorada por métodos científicos modernos além das práticas tradicionais. Esses dois maravilhosos sistemas médicos, o Chinês e o Indiano, do Tibet e da India, permitem que pessoas na modernidade continuem em contato com informações de tradições riquíssimas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...